sexta-feira, 18 de junho de 2010

Encontrado cinturão de Júpiter que tinha supostamente sumido no mês passado (mais ou menos)

Texto de Rebecca Boyle publicado na revista Popular Science

Tradução (com autorização da autora) de João Zaneta Neto

Cientistas que operam o Telescópico Espacial Hubble acham que encontraram o cinturão de nuvens de Júpiter que estava desaparecido: ele estaria escondido atrás de uma camada de nuvens de amônia.
Eles também acham que podem explicar a origem do clarão visto da Terra no começo deste mês: era um meteoro pequeno que não foi tão longe assim.
As nuvens que compreendem o Cinturão Equatorial do Sul tinham sumido no mês passado quando Júpiter saiu de seu esconderijo atrás do Sol. Os astrônomos disseram que elas simplesmente estavam por baixo de nuvens brancas de cristais de amônia, as quais flutuam a maiores altitudes que o cinturão tradicional de nuvens marrons.  
“Previsão do tempo para o Cinturão Equatorial do Sul de Júpiter: nublado, com possibilidades de amônia”, disse Heidi Hammel, do Instituto de Ciência Espacial em Bolder, Colorado, nesta quarta-feira, segundo a revista Wired.
Imagens tomadas em 7 de junho com a Câmera de Campo Aberto 3 do Hubble registraram as nuvens brancas, as quais devem se dispersar nos próximos meses, restaurando Júpiter a sua familiar imagem listrada.  
As imagens foram tomadas dias depois que um astrônomo amador notou um clarão no planeta, o qual indicava que algo havia caído. Só um objeto grande brilharia o suficiente para ser visto da Terra, a uma distância de 480 milhões de milhas. Agora os astrônomos acham que foi um meteoro que se desintegrou na alta atmosfera.
As novas imagens do Hubble não mostram nenhuma fumaça escura, o que existiria se o objeto tivesse explodido. Isto foi observado em duas ocasiões anteriores, quando o cometa Shoemaker-Levy 9 caiu em Júpiter em Julho de 1994, e quando um grande asteróide bateu contra o planeta no verão passado (inverno do hemisfério sul).


fonte: Jupiter's Belt, Believed Missing Last Month, Has Been Found (Sort Of)

Nenhum comentário:

Postar um comentário